Notícias

Itália poderia pedir ajuda financeira à Europa, de acordo com a agência de risco “Moody’s”

O analista da agência de classificação de risco Moody's, Dietmar Hornung, responsável para a avaliação da Itália, declarou que não é possível excluir a possibilidade que Roma peça ajuda financeira ao Banco Central Europeu (BCE) no futuro.

"Não podemos excluir a possibilidade de que a Itália precise acionar o Mecanismo Europeu de Estabilidade e que peça ajuda a BCE, o que abriria novas incógnitas em termos de capacidade de lidar com as condições que seriam impostas e que devem ser respeitadas detalhadamente", declarou Hornung.

Segundo o analista, existem elementos positivos nas contas italianas, como "o alcance do superávit em conta corrente", o que faz com que seja "relativamente mais simples pensar na redução do estoque de divida publica".

"Existe um pouco de tempo para que as reformas possam ter efeitos positivos no crescimento. Na consolidação das contas publicas a Itália fez grandes progressos", disse o funcionário da Moody's, que alertou sobre a permanência de um quadro europeu "lento", onde é difícil exportar e uma "fraca retomada da economia, que começará somente na parte final do ano".

Para o Prêmio Nobel para a Economia, Paul Krugman, a Itália permanece no caos e as chances de fazer as reformas serias são mínimas, apesar do país finalmente ter um novo governo. Em seu editorial no jornal norte-americano The New York Times "a vontade de insistir na estrada da rígida austeridade está evaporando".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios