Notícias

Itália publica regras que devem ser respeitadas no fim do ano

O governo italiano publicou em seu site oficial, uma seção de perguntas frequentes sobre o decreto publicado no dia 3 de dezembro com medidas restritivas para combater o novo coronavírus (Sars-CoV-2), principalmente durante as festividades de fim de ano.

As autoridades esclarecem que o país está dividido em três cores, com regras diferentes a serem respeitadas em cada área, de acordo com a gravidade da pandemia.

Segundo o texto, as regiões Emilia-Romagna, Friuli Venezia Giulia, Lazio, Ligúria, Marcas, Molise, a província autônoma de Trento, Puglia, Sardenha, Sicília, Úmbria e Vêneto permanecem na faixa amarela, que contempla apenas as regras válidas em todo o território nacional, com toque de recolher noturno, fechamento de museus e aulas totalmente a distância em escolas de ensino médio.

Já Basilicata, Calábria, Campânia, Lombardia, Piemonte, província Autônoma de Bolzano, Toscana, Vale de Aosta estão incluídas na zona laranja, na qual está proibido deslocamentos interregionais e intermunicipais, a não ser por motivos de trabalho ou saúde. Nessas áreas, no entanto, é permitido sair de casa sem motivo, mas restaurantes também têm de suspender serviços de mesa.

A única região na faixa vermelha, onde há regras semelhantes às do lockdown vigorado entre março e maio, é Abruzzo.

Apesar da classificação de cores e de afrouxar as regras para grande parte das regiões, o governo italiano deixou claro que, entre o período de 21 de dezembro a 6 de janeiro de 2021, os cidadãos terão que seguir regras mais rígidas para evitar uma nova explosão de casos de Covid19.

Mesmo com as proibições de deslocamentos, neste período das festividades, o texto especifica os significados de “residência”, “lar” e “domicílio” e informa que “as pessoas que por motivos de trabalho residem em local diferente do cônjuge ou companheiro, mas que costuma se reunir com ele regular e periodicamente na mesma casa, poderão se deslocar para a tal residência”.

Em relação às viagens para uma segunda casa, as autoridades explicam que os deslocamentos para uma região diferente da que a pessoa vive só serão permitidos até 20 de dezembro e depois de 7 de janeiro, apenas se o local de partida e de destino estiverem ambos na zona amarela.

Os pais separados ou pais adotivos podem deslocar-se entre 21 de dezembro e 6 de janeiro em diferentes regiões ou ao estrangeiro para passar as férias com os seus filhos menores, de acordo com as disposições do  uiz.

Entre as perguntas apresentadas, também está desaconselhada a visita a parentes no período entre o Natal e o Ano Novo. “Viajar para visitar ou ir morar alguns dias com parentes ou amigos, inclusive os pais, só será possível para todos se mudarem de um local da área amarela para outro local da área amarela, exclusivamente até 20 de dezembro e a partir de 7 de janeiro”.

De acordo com o site do governo, entre esta data, esses movimentos só serão permitidos, exclusivamente entre locais na área amarela, apenas se tiver residência ou domicílio na região/ província autônoma de destino. Nos dias 25 e 26 de dezembro e 1 de janeiro, por sua vez, só será possível deslocar-se dentro do próprio município.

Apesar da desaceleração da pandemia, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou diversas medidas para evitar um novo repique dos casos durante as festas de fim de ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios