Notícias

Itália ratifica apoio a Massimo D’ Alema para Relações Exteriores da União Européia

O chanceler italiano, Franco Frattini, afirmou que o governo do país "apoia, com convicção, a candidatura de Massimo D'Alema" para ser o responsável pelas Relações Exteriores da União Europeia.

 

Em um discurso na comissão das Relações Exteriores do Senado italiano, Frattini destacou que D'Alema "saberá expressar" uma política exterior comum ao bloco europeu, mas também de acordo as "expectativas" do país. 
 

O chanceler ainda defendeu a candidatura pontuando que "o interesse nacional italiano deve, obviamente, superar qualquer pertencimento a partido", referindo-se ao fato de D'Alema ser membro do opositor Partido Democrata (PD). 
 

Massimo D'Alema foi primeiro-ministro da Itália entre 1998 e 2000 e assumiu o cargo após a renúncia do então chefe de Governo, Romano Prodi. Entre 2006 e 2008, no segundo governo de Prodi, D'Alema exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores. 

Os chefes de Governo e de Estado da União Europeia vão se reunir no próximo dia 19 para escolher um presidente estável para o bloco e uma responsável pelas Relações Exteriores, cargos estabelecidos pelo Tratado de Lisboa. 

O Tratado de Lisboa entrará em vigor no dia 1 de janeiro de 2010. O documento precisava da aprovação dos 27 países-membros da UE. No dia 3 de novembro, a República Tcheca foi a última nação do bloco a ratificar o texto.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios