A Itália anunciou que vai reabrir sua embaixada em Teerã, capital do Irã, na esteira do acordo preliminar entre a República Islâmica e os Estados Unidos para encerrar a guerra no Oriente Médio.
A sede diplomática está fechada desde 5 de março de 2026, em função do conflito lançado por EUA e Israel contra o Irã em 28 de fevereiro.
“As portas de nossa embaixada em Teerã serão reabertas, assim como os escritórios do ICE [agência de promoção de exportações]”, afirmou o vice-premiê e ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, em audiência no Parlamento.
“Nossa embaixadora retornará à capital iraniana, junto com todos os diplomatas e os funcionários do Ministério das Relações Exteriores”, acrescentou o chanceler.
Tajani também afirmou que o acordo entre EUA e Irã é “encorajador” e suscita “esperança”, mas lembrou que, em uma região tão “complexa” como o Oriente Médio, a “prudência é obrigatória”.




