Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália recorda 34 anos de morte de juiz antimáfia Paolo Borsellino
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália recorda 34 anos de morte de juiz antimáfia Paolo Borsellino
Notícias

Itália recorda 34 anos de morte de juiz antimáfia Paolo Borsellino

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e diversas outras autoridades do país relembraram, os 34 anos do assassinato do juiz Paolo Borsellino, que, ao lado de Giovanni Falcone, tornou-se um dos símbolos da luta contra a máfia na década de 1990.

“O massacre da Via D’Amelio, ocorrido dois meses após o atentado de Capaci, abalou profundamente a consciência da nação. Representou o ápice de uma trama subversiva que visava subjugar as instituições democráticas e a própria liberdade do povo italiano”, disse o mandatário.

https://www.provincia.biella.it/

Em sua mensagem, Mattarella afirmou que, graças à “contribuição” de “homens e mulheres das forças de segurança, do Judiciário e das instituições públicas”, essa “trama subversiva” foi “derrotada”. Além disso, o chefe de Estado comentou que o país ficou mais forte após capturar e condenar os executores e os mentores intelectuais do ataque.

O presidente italiano acrescentou que Borsellino “pagou com a própria vida pelo seu compromisso como magistrado”, assim como outras cinco pessoas que morreram no atentado.

“Trinta e quatro anos após o massacre, nosso sentimento de solidariedade e proximidade permanece firme junto às famílias de todos aqueles que defenderam nossa comunidade contra o câncer da máfia. Borsellino e Falcone são símbolos do ressurgimento cívico do país. Por meio de seu profissionalismo e coragem, construíram casos para julgamentos que, anteriormente, eram impossíveis de realizar”, comentou.

Relembre o caso

Borsellino e Falcone eram os juízes responsáveis por uma série de investigações contra a máfia siciliana “Cosa Nostra”, e ambos foram assassinados em atentados cometidos por mafiosos.

No dia 19 de julho de 1992, em Palermo, um Fiat 126 repleto de explosivos foi detonado em frente à casa da mãe de Borsellino, no exato momento em que ele chegava à residência com uma escolta de cinco policiais. Entre as vítimas também estavam Agostino Catalano, Emanuela Loi, Vincenzo Li Muli, Walter Eddie Cosina e Claudio Traina.

O atentado ocorreu quase dois meses depois do Massacre de Capaci, quando a máfia tirou a vida do também juiz Giovanni Falcone, de sua esposa e de três policiais.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Giorgia Meloni e Zelensky discutem “próximos passos” de parceria
Em nota, Silvio Berlusconi agradece mensagens de apoio
Delegação italiana não dá ouvidos a Roma e seguirá com flotilha
Itália é líder mundial nas adoções internacionais, ultrapassando 4 mil crianças adotadas em 2010
Tajani diz que Berlusconi não pensa em deixar liderança do partido Forza Italia
TAGGED:Itália recorda 34 anos de morte de juiz antimáfia Paolo Borsellino
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?