Notícias

Itália registra nível de desemprego recorde

A taxa de desemprego na Itália chegou a 9,2% em janeiro, o que representa um aumento de 0,2% em relaçao ao mês de dezembro de 2011 e de 1% com base anual, segundo os dados provisórios difundidos hoje pelo Instituto de Estátistica (Istat).

É o pior dado registrado pelo Istat esde janeiro de 2004, ou seja desde que começou a série histórica de pesuqisa mensal do desemprego e o mais alto desdo o primeiro trimestre de 2001, se comparado com a série trimestral.

Assim como acontece a nível europeu, o mercado de trabalho registra os piores dados na faixa de idade juvenil, que vai dos 15 aos 24 anos, onde a taxa de desemprego alcança 31,1% da força de trabalho, o que representa um aumento de 0,1% em relação a dezembro de 2011 e de 2,6% sobre a base anual.

As revelações do Istat demonstram que a taxa de desemprego juvenil está acima dos 30% da força de trabalho há cinco meses, desde setembro de 2011.

A presidente da Confindustria, Emma Marcegaglia, definiu como "muito preocupantes os dados do Istat sobre o desemprego".

"Estamos a 9,2%, é o pior dado desde 2004. Está certo que devemos equiibrar os balanços mas se não recomeçarmos a crescer os problemas serão muito maiores", disse ela

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios