Notícias

Europa debate questão dos refugiados sírios

Representantes de quarenta países debateram o envio de ajuda humanitária aos refugiados da Síria, vítimas de constantes guerras. A ministra italiana das Relações Exteriores, Federica Mogherini, afirmou que a Itália já "faz a sua parte" para ajudar os necessitados.

"A Itália está acolhendo muitos refugiados através de vários canais, entre eles, uma parte que chegam ao país através da Líbia. Isso mostra que a Itália já está fazendo sua parte", declarou Mogherini. Ela ainda ressaltou que o país está apoiando as forças que lutam na Síria.

A ministra destacou que os sírios são terão a "verdadeira solução" do problema quando houver uma "solução para o conflito". "Até que não atravessarmos esse percurso, de seguir todos juntos, será sempre muito difícil encontrar uma solução real para o problema dos refugiados", destacou.

Já o seu homólogo alemão, Frank-Walter Stenmeier, pediu uma maior solidariedade da comunidade internacional aos refugiados sírios e àqueles países que estão fazendo o acolhimento dessas pessoas.

"O Líbano e outros países, como a Turquia, estão dando uma grande contribuição na proteção e no acolhimento dos refugiados", ressaltou Stenmeier. Ele ainda destacou que essas nações estão com grandes dificuldades para o sistema sanitário e educacional, além de gerar grandes custos para as finanças públicas. Stenmeier ainda ressaltou que o encontro teve como "objetivo oferecer uma troca e um alargamento de perspectivas".

Segundo dados da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), a Síria tem mais de três milhões de refugiados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios