Notícias

Itália responde a críticas por homenagem ao líder espiritual tibetano, Dalai Lama

O Ministério das Relações Exteriores da Itália afirmou apoiar uma única China, mas recordou também as autonomias regionais italianas, em resposta às críticas do governo chinês contra a concessão do título de cidadania honorária, dada por Roma ao líder espiritual tibetano, Dalai Lama.

Em nota, a Farnesina (chancelaria italiana) afirmou que "já foi declarado em numerosas ocasiões ao embaixador chinês na Itália que as comunidades italianas são autônomas e assumem as suas próprias decisões em absoluta independência do governo".

O texto ressaltou "o forte apoio do governo da Itália à política de uma só China, política que o premier italiano, Silvio Berlusconi, e o chanceler, Franco Frattini, confirmaram aos seus homólogos chineses em diversas ocasiões nos últimos encontros".

Durante uma coletiva de imprensa realiza hoje em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Jiang Yu, afirmou que o título concedido por Roma a Dalai Lama "ofende o povo chinês" e representa uma "interferência" nos assuntos internos do país.

Jiang Yu anunciou que a Itália deve tomar "medidas imediatas" para remediar os danos causados na sua relação com a China. No entanto, o porta-voz não especificou quais seriam esses danos.

"Os discursos e as ações do Dalai Lama demonstram que ele não é só uma figura religiosa, mas também um homem político empenhado em atividades separatistas com a desculpa da religião", criticou Jian Yu, reforçando que os países estrangeiros devem "compreender e apoiar" a posição chinesa sobre o Tibete, que é uma região "completamente parte da China".

"O problema do Dalai Lama não é um problema de direitos humanos, mas um problema que diz respeito à soberania e a integridade territorial da China", afirmou o porta-voz.

O Tibete é uma província chinesa que luta há anos por sua autonomia. Dalai Lama, que vive em exílio desde 1959, deverá receber a cidadania honorária de Veneza nesta terça-feira. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios