Notícias

Itália vai fazer “todo o possível” no caso Battisti

O ministro italiano das Relações com o Parlamento, Elio Vito, afirmou que o governo do premier Silvio Berlusconi está disposto a utilizar "todos os recursos possíveis" para exigir do Brasil a extradição do ex-ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana.

Em declaração à Câmara dos Deputados, Vito explicou que está em estudo uma série de iniciativas que em breve serão colocadas em prática pelos ministérios italianos da Justiça e das Relações Exteriores, entre as quais se incluem recursos legais dirigidos ao Supremo Tribunal Federal do Brasil.

 

O ministro, membro da coalizão governista Povo da Liberdade, acrescentou que o governo "já deu numerosos passos nos mais altos níveis" desde a divulgação da notícia da concessão a Battisti de status de refugiado político no Brasil, na última semana.

Desse modo, continuou Vito, estariam "criadas as condições" para que seja "revista" a decisão tomada pelo ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro.

O ministro das Relações com o Parlamento também expressou que o Poder Executivo "compartilha o estupor e o profundo desgosto" manifestado pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, com a decisão brasileira.

O Brasil concedeu na última semana status de refugiado político ao escritor e ex-ativista Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos que teriam sido cometidos na década de 1970, quando liderava o grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Tarso Genro argumenta que sua decisão foi baseada na "existência fundada de um temor de perseguição" contra Battisti, que alega inocência. Com a medida, Battisti ganha o direito de morar e trabalhar no Brasil, e não pode ser extraditado, como pede a Justiça italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios