Notícias

POLÍTICA: Governo do primeiro-ministro italiano Mario Monti vence voto de confiança na Câmara

O governo do premiê Mario Monti venceu um voto de confiança na Câmara, apesar de um partido do ex-premiê Silvio Berlusconi ter se abstido de votar. Monti venceu o voto sobre cortes nos governos regionais por 281 votos a 77, com 140 abstenções. O PDL de Berlusconi retirou apoio a Monti, aumentando o risco de eleições antecipadas.

Mas o presidente italiano, Giorgio Napolitano, disse que vai trabalhar para evitar uma crise política no país.

O governo havia obtido com facilidade o voto de confiança no Senado, por 127 a 17, com 23 abstenções, mas a disputa teve impacto nos mercados financeiros, que temem a renovação das turbulências na terceira economia da zona do euro depois de encerrado o mandato de Monti.

As ações italianas ficaram no vermelho e os juros sobre os títulos do governo subiram em meio a rumores de que Monti poderia renunciar.

Monti é amplamente apontado como o responsável pelo restabelecimento da credibilidade da Itália no mercado internacional desde que assumiu o lugar de Berlusconi, no ano passado. No entanto, ele depende do apoio tanto do PDL como do PD no Parlamento, numa aliança marcada por desentendimentos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios