Notícias

Após inundações, Itália aprova decreto de 2 bilhões de euros

O governo da Itália aprovou um decreto que destina mais de 2 bilhões de euros para as zonas afetadas por chuvas e inundações na Emilia-Romagna, centronorte do país.

A onda de mau tempo provocou 14 mortes, deixou dezenas de milhares de desalojados, alagou plantações inteiras e gerou bilhões de euros em danos.

“Na situação atual em que a Itália se encontra, achar 2 bilhões de euros em poucos dias não foi fácil”, disse a premiê Giorgia Meloni em uma reunião com o governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini.

Quase metade do montante previsto no decreto (700 milhões de euros) será usada pelo Ministério das Relações Exteriores para ajudar, a fundo perdido, empresas exportadoras prejudicadas pelas enchentes.

O pacote também inclui 580 milhões de euros para financiar a “caixa integração” – programa do governo que ajuda a pagar o salário de trabalhadores do setor privado – durante 90 dias. Já autônomos forçados a interromper suas atividades receberão uma contribuição única de até 3 mil euros.

Também estão previstas isenções fiscais até o fim de agosto e 20 milhões de euros para viabilizar a continuidade didática nas escolas.

“Estamos trabalhando para comprar computadores para estudantes que optarem pelo ensino a distância”, afirmou Meloni.

Segundo a premiê, o decreto ainda não contempla a reconstrução de áreas destruídas pela força da água. “Ainda não somos capazes de quantificar as necessidades e os danos”, declarou. UE.

O poder Executivo da União Europeia afirmou que está “pronto” para ajudar a Itália a enfrentar os efeitos das inundações na Emilia-Romagna.

“A UE é plenamente solidária com a Itália após as recentes enchentes mortais. Estamos prontos a fornecer novas ajudas ao povo italiano neste momento difícil”, disse a Comissão Europeia no Twitter.

A UE já ativou seu mecanismo de defesa civil, e duas equipes de bombeamento de água provenientes da Eslováquia e da Eslovênia trabalham na província de Ravenna, uma das mais afetadas pelo mau tempo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios