
O CEO da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni, fez uma comparação com o futebol após obter recentemente um sinal verde da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a renovação antecipada da concessão por mais 30 anos, abrangendo 73% do território fluminense: um total de 32 mil quilômetros quadrados em 66 municípios, além dos da região metropolitana do Rio, e três milhões de usuários.
“Gosto de futebol e acho que se deve sempre jogar para ganhar. Mas dentro das regras”, afirmou Moliterni, à frente da Enel Distribuição Rio há oito meses.
Em um encontro organizado pela Câmara de Comércio do Rio de Janeiro e moderado pela agência Ansa, o CEO da Enel Rio explicou que, em sua visão, a chave para o sucesso está no bom trabalho em equipe. “Para mim, o time é fundamental. O grande desafio da liderança é saber conquistar a equipe, convencê-la a confiar em nós, mas também saber orientá-la e direcioná-la por meio do exemplo diário”, disse.
Ao falar sobre seus laços com o Brasil, Moliterni evocou a história de seu bisavô, que emigrou da Calábria para o Brasil, e agradeceu ao país sul-americano por tê-lo acolhido. Já sua primeira viagem ao gigante verde-amarelo remonta a 1994, “uma experiência maravilhosa. Mas trabalhar aqui”, alertou, “é outra história: a integração ao contexto exige atividade constante, uma estratégia clara e uma postura consistente”.
“A Enel tem uma forte crença no Brasil. Há dois anos, mudou sua liderança e fez deste país um objetivo estratégico. Prova disso são a Enel Rio, a Enel São Paulo, a Enel Ceará e também a Enel Green Power, com 6,6 GW de capacidade para gerar energia limpa e desenvolvimento sustentável, desde energia fotovoltaica até hidrelétrica e eólica”, afirmou Moliterni.
De modo particular, a Enel tem feito um investimento significativo no Rio, de aproximadamente 1 bilhão de euros (R$ 6,1 bilhões) para o período de 2025 a 2027, um aumento de 74% em relação ao plano anterior.
“Esses recursos são destinados à digitalização da rede para gerenciamento remoto, mas também para torná-la mais resiliente a condições climáticas cada vez mais extremas”, explicou o CEO da empresa.
Mas o investimento também se concentra em recursos humanos: estão previstas 2 mil contratações ao longo de dois anos, inclusive por meio de programas de treinamento inovadores e acordos com as Forças Armadas para facilitar, por exemplo, a reintegração de militares à vida civil.
“O atendimento ao cliente continua sendo o objetivo principal, tanto que esforços significativos estão sendo direcionados nessa direção, incluindo a abertura de lojas em grandes municípios”, enfatizou Moliterni.