
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um aporte de R$ 35 milhões para a Zucchetti, companhia italiana especializada em tecnologia e soluções de gestão. O recurso será destinado a projetos de pesquisa e desenvolvimento de softwares.
A empresa, instalada em Mogi Mirim (SP), tem como meta conquistar até 40 mil novos clientes em território nacional. Além disso, planeja reforçar sua equipe com a contratação de 48 profissionais voltados para atividades de P&D.
Primeira “software house” italiana e uma das maiores companhias europeias no segmento, a Zuccheti fornece software para 750 mil empresas em todo o mundo.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa está em sintonia com a política industrial do governo Lula, que busca fortalecer micro e pequenas empresas por meio de inovação e digitalização de processos. A estratégia, diz ele, é apoiar negócios que utilizam tecnologia de ponta para melhorar a gestão e ampliar sua competitividade.
No primeiro semestre de 2025, o BNDES já aprovou R$ 88,8 bilhões em financiamentos e garantias destinados às MPMEs, o que representa um crescimento de 92,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.