O Papa Francisco anunciou a canonização para abril de 2025 do italiano Pier Giorgio Frassati, que continua a inspirar milhares de jovens cristãos. Declarado padroeiro da JMJ de Lisboa (2023), o Papa Francisco presidirá à sua missa de canonização um século após a sua morte.
Nascido em 1901, Pier Giorgio Frassati, o jovem estudante de Turim, membro da Ordem Terceira Dominicana, dos Vicentinos e da Ação Católica, é um dos beatos mais conhecidos das novas gerações de católicos na Itália.
Proveniente de uma abastada família de intelectuais, “a sua vocação de cristão leigo realizou-se através dos seus múltiplos compromissos associativos e políticos, numa sociedade em plena fermentação, indiferente e até hostil à Igreja”, afirmou São João Paulo II durante a sua beatificação, em maio de 1990. Ele era também um bom esportista: “um alpinista… sagaz”. A adesão do jovem ao Evangelho traduz-se numa caridade ardente, numa atenção amorosa aos pobres e necessitados. Foi durante uma de suas visitas aos pobres que contraiu poliomielite, da qual morreu em julho de 1925.