
Foi sua paixão por automóveis unida à vontade de construir algo que ninguém nunca tinha feito antes que levou um italiano de 30 anos a transformar um Fiat Panda como um dos carros mais estreitos do mundo.
Andrea Marazzi, do canal “Tutti Pazzi Per Marazzi”, reformou um modelo produzido entre 1980 e 2003, cortando-o e recriando a carroceria com apenas uma parte da largura original, ou seja, com 50 centímetros.
A criação extravagante ficou com dimensões tão compactas que lembram um carro de brinquedo e é considerada inédita.
“Simplesmente vi que com o Panda já haviam feito de tudo, mas ninguém nunca o tinha feito estreito”, disse o italiano em entrevista à agência Ansa.
Marazzi trabalha com desmanche de carros na Itália e revelou gostar de inventar e construir, por isso decidiu ousar em seu projeto, que foi exposto pela primeira vez no Panda Pandino, evento em homenagem ao Fiat Panda, realizado na cidade de Pandino, na região da Lombardia.
“Mais do que uma responsabilidade, é um orgulho.
Foi quase um ano entre pensar, cortar e montar” o veículo, relatou ele, lembrando que precisou fazer modificações internamente para deixar o carro mais confortável.
O italiano manteve a originalidade de seu Fiat Panda e utilizou pedaços de metal, bancos, espuma original e até tapeçaria do interior, além do painel verdadeiro, volante e porta-malas. Tudo, porém, foi reduzido proporcionalmente.
“Ele tem um motor elétrico para se mover, anda para frente e para trás, acelera e freia. As luzes dianteiras e traseiras também funcionam”, detalhou.
Marazzi revelou ainda que precisou cortar “as portas internamente para recuperar 10 centímetros e caber perfeitamente” no assento à frente do volante. Além disso, os vidros laterais e traseiros foram redesenhados com apenas alguns centímetros de largura.
Apesar de funcionar corretamente, o carro chega a uma velocidade máxima de apenas 15 km/h e só é usado como uma peça de exposição e de demonstração em eventos.
Durante a reforma, Marazzi compartilhou vídeos da produção em suas redes sociais. “Tudo começou aqui. Da demolição do nosso carro, mas acima de tudo de uma ideia maluca. Imaginação, paciência e dias de trabalho. Um ano de cortes, soldas, erros e risadas. Um ano perseguindo algo que ninguém jamais havia feito: o Panda mais estreito do mundo”, escreveu.
A expectativa é de que o italiano e sua equipe apresentem uma candidatura do modelo inusitado e criativo ao “Guinness World Records”, também conhecido como livro dos recordes, como o carro mais estreito do mundo já construído.