Notícias

Italianos consumirão quase 5 mil toneladas de lentilha no ano novo

De vários tamanhos e tonalidades, inteiras ou picadas. Seja como for, não resta qualquer dúvida de que a lentilha é o legume mais amado pelos italianos na noite da virada do ano, por lá comumente chamada como notte di San Silvestro.

 

Segundo uma estimativada da Confederação Italiana de Agricultores, em 24 horas, entre a noite do dia 31 e o primeiro dia do novo ano, serão consumidas 4.700 toneladas, o que representará um incremento de 5% em relação ao ano passado.

 

Já há alguns dias os italianos – destaca a entidade – iniciaram a corrida para a aquisição do produto e rapidamente desapareceram das prateleiras as mais procuradas e típicas. Entre elas, destacam-se a lentilha de Casteluccio, de Norcia (que tem procedência de origem), a de Rascino, a de San Stefano di Sessano, em Abruzzo, a de Molise, assim como a lentilha de Valle Agricola, Ventotene e Onano, no Lazio e de Villalba e de Ustica, na Sicília.

 

Os preços, informa a Cia, são variados e podem ir de 3 a 14 euros o quilo. Obviamente, por um valor acima de 10 euros se consegue um produto de origem certificada, mas mesmo com 3 ou quatro euros é possível comprar uma lentilha de boa qualidade.

 

Os preços, em relação ao ano passado, quando houve uma alta acentuada, permanecem estáveis e os negócios com a lentilha vão girar um total estimado em 14 milhões de euros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios