
Um levantamento revelou que os italianos confiam amplamente no presidente da República, Sergio Mattarella, mas mantêm baixa confiança nos partidos políticos. O estudo foi conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat) para medir a percepção dos cidadãos sobre as principais instituições do país.
De acordo com os dados, 68,2% dos italianos confiam em Mattarella — uma queda de 3,4 pontos em relação a 2023, quando o índice era de 71,6%. Entre os entrevistados, 45,2% atribuíram notas entre oito e 10 ao chefe de Estado, e 23% deram notas entre seis e sete.
Na Itália, o presidente exerce funções representativas e atua acima das disputas partidárias. Ele é eleito pelo Parlamento e não participa diretamente da administração pública. Mattarella, há quase 11 anos no Palácio do Quirinale, é o mais duradouro ocupante do cargo.
Em contraste, apenas pouco mais de 20% dos italianos afirmaram confiar nos partidos políticos. O governo da premiê Giorgia Meloni recebeu aprovação de 37,3%, enquanto os governos regionais alcançaram 40,9% e os municipais, 48,3%. O Corpo de Bombeiros lidera o ranking de confiança, com mais de 90% de aprovação, seguido pelas forças de segurança, com 72,9%.