Blog do BottoNotícias

Italianos no exterior têm até 28 de julho para decidir onde votarão em referendo

Os cidadãos italianos que moram no exterior têm até o dia 28 de julho para informar seu consulado caso desejem votar na Itália no referendo sobre um projeto de reforma que reduz o número de parlamentares no país, informou o Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério reforça que é preciso enviar o pedido por escrito ao consulado até a data limite. Tal comunicação pode ser escrita em carta simples e, para ser válida, é preciso conter o nome completo, data, local de nascimento, local de residência e assinatura do eleitor, acompanhada de uma cópia do documento de identidade do declarante.

É também possível utilizar o formulário específico disponível para download no site da Farnesina (www.esteri.it) ou dos próprios consulados.

A votação será realizada nos dias 20 e 21 de setembro e os italianos que moram em outros países também poderão votar enviando a cédula por correio. Neste caso, só é preciso estar com o cadastro regularizado e atualizado no consulado.

O referendo deveria ter sido realizado no dia 29 de março, mas por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foi adiado para setembro. A consulta decidirá sobre uma reforma que reduz a quantidade de deputados – de 630 para 400 – e de senadores – de 315 para 200.

Também corta a quantidade de parlamentares eleitos no exterior dos atuais 18 (12 deputados e seis senadores) para 12 (oito deputados e quatro senadores).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios