Notícias

“O Fosso” é o favorito no Festival de Veneza 2010

A surpresa foi revelada no Festival de Veneza 2010.. O filme que gerou enorme expectativa, O Fosso, foi exibido, sendo um dos favoritos na corrida ao Leão de Ouro.

Sobre esta possível vitória o produtor disse estar muito contente: "Cruzemos os dedos…"

Francisco Villa-Lobos, produtor (e também realizador) está associado, por exemplo, a filmes como Juventude em Marcha, O quarto da Vanda e Ne Change Rien, todos de Pedro Costa.

O filme é produzido por Villa-Lobos (sedeado em França) em parceria com uma produtora de Hong Kong e outra belga, sendo rodado integralmente na China.

O Fosso é uma ficção que se baseia em fatos reais sobre os campos de trabalhos forçados que o governo chinês criou nos anos 1950 e 1960 e para os quais enviou milhares de cidadãos que discordavam ou criticavam o Partido Comunista, sendo considerados "dissidentes de direita".

O filme foi rodado no planalto do deserto do Gobi, na China Ocidental, tendo o seu realizador, o chinês Wang Bing, baseado-se no romance Goodbye, Jiabiangou e em dezenas de testemunhos que recolheu sobre a realidade dos sobreviventes dos campos de trabalhos forçados de Jiabiangou.

Depois de Veneza,O Fosso será exibido no festival de cinema de Toronto, no Canadá, com projecções para os dias 14, 15 e 16.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios