Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Italianos rejeitam reforma da Justiça e impõem derrota a Giorgia Meloni
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Italianos rejeitam reforma da Justiça e impõem derrota a Giorgia Meloni
Notícias

Italianos rejeitam reforma da Justiça e impõem derrota a Giorgia Meloni

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Os eleitores da Itália rejeitaram uma reforma constitucional sobre o sistema judiciário e impuseram uma dura derrota à premiê de direita Giorgia Meloni, que contava com a aprovação popular de uma das bandeiras de seu programa de governo para chegar fortalecida às eleições previstas para o ano que vem.

O resultado chega após Meloni e ministros terem se dedicado pessoalmente à campanha eleitoral, com a premiê marcando presença constante na mídia — inclusive no podcast do popular rapper Fedez — para tentar mobilizar o eleitorado em prol do “sim”.

https://www.provincia.biella.it/

A afluência de fato foi grande para os padrões italianos (58,9%), porém registrou números mais altos em regiões tradicionalmente de esquerda, como Emilia-Romagna (66,7%) e Toscana (66,3%).

A proposta promovia mudanças significativas na magistratura italiana, como a separação das carreiras de juízes e promotores, impedindo a troca de funções; a criação de um tribunal superior para disciplinar membros do Judiciário; a divisão do Conselho Superior da Magistratura (CSM), órgão de autogoverno da categoria, em duas entidades; e a alteração na forma de eleição dos membros do CSM, que passaria a ser feita por sorteio.

O governo alegava que a reforma, bandeira do finado ex-premiê Silvio Berlusconi, que dizia ser alvo de perseguições de magistrados, modernizaria a Justiça e evitaria que o trabalho de quem julga fosse contaminado pelo de quem acusa, porém não conseguiu convencer o eleitorado em uma votação que, para muitos, foi uma espécie de avaliação do próprio Executivo.

Segundo pesquisa do instituto YouTrend, entre os eleitores do “não”, 31% expressaram o desejo de dar um voto de oposição a Meloni, que, no comando de uma rara coalizão estável na Itália, assegurou inúmeras vezes que não entregará o cargo em caso de derrota.

“Os italianos decidiram, e nós respeitamos essa decisão. Seguiremos em frente, como sempre fizemos, com responsabilidade, determinação e respeito com o povo italiano e a Itália”, declarou a primeira-ministra em um vídeo nas redes sociais.

O resultado do referendo foi recebido aos versos da música antifascista “Bella Ciao” no escritório da Associação Nacional de Magistrados (ANM) no Tribunal de Nápoles, enquanto manifestantes de esquerda em Milão pediram a renúncia da premiê.

A oposição acusava o Executivo de tentar aumentar o controle sobre o Judiciário, sobretudo com as mudanças no CSM e a criação de um tribunal disciplinar, e de não abordar problemas estruturais da Justiça, como o prazo dos processos e a superlotação carcerária.

https://www.provincia.biella.it/

“Conseguimos! Viva a Constituição”, escreveu no X o ex-premiê e líder do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), Giuseppe Conte, que encabeça o chamado “campo largo” de oposição com o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.

“Hoje se abre uma nova temporada, uma primavera política. Os cidadãos são protagonistas e pedem outra política, mais atenta às necessidades das pessoas e menos em proteger os políticos contra investigações”, acrescentou Conte.

Você pode se interessar também por ...

Ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi participará de mutirão para “limpar” Roma
Itália mantém veto a plantio da maconha para fim terapêutico
Tripulação de navio anunciou apenas um blecaute após acidente na costa italiana
Regiões italianas se rebelam contra exploração de petróleo
Fragata italiana “Federico Martinengo” chega ao Chipre para defender região
TAGGED:Italianos rejeitam reforma da Justiça e impõem derrota a Giorgia Meloni
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?