NotíciasVariedades

Italianos são os mais velhos da Europa, mostra Eurostat

Um novo estudo do Eurostat, o escritório europeu de estatísticas, apontou que a população italiana é a mais velha da Europa, com uma média de idade de 47,6 anos em 2021.

Na sequência, aparecem Alemanha (45,9 anos) e Portugal (45,8 anos). Na média, os países do continente têm um povo com idade média de 44,1 anos, alta de 0,2 na comparação com 2020. O mais “jovem” é o Chipre, com 38 anos, seguido por Irlanda (38,5 anos) e Luxemburgo (39,6 anos).

Ainda conforme o estudo, todas as nações registraram alta no período, mostrando o envelhecimento da população local, em idade média que aumentou 2,5 anos no período entre 2011 e 2021.

Já na Itália, o aumento no mesmo período foi de quase quatro anos. Mas, a maior alta foi registrada na Albânia, onde a idade média nos últimos 10 anos passou de 32,6 para 37,6 anos. Espanha, Portugal, Grécia, Irlanda e Eslováquia também tiveram elevações acima dos quatro anos.

Outro dado apontado pelo Eurostat é o fato de que há pouco mais de três pessoas (32,5%) em idade laboral para cada idoso com mais de 65 anos na Europa. Luxemburgo (21%) e Irlanda (22,6%) sãos os melhores no ranking na relação pessoas em idade ativa x aposentados. Já Itália (37%), Finlândia (36,8%) e Grécia (35,6%) têm os piores números.

“O envelhecimento da população é um tendência de longo prazo iniciada há vários anos na Europa. Essa tendência é visível nas transformações da estrutura por idade das populações e se reflete em um percentual crescente de idosos e de um percentual em queda das pessoas em idade laboral na população total”, diz o documento.

O texto ressalta que o percentual maior em todas as nações das pessoas mais idosas é explicado “por uma maior longevidade”, mas também por conta dos “níveis baixos de fertilidade ao longo de muitos anos”.

Especificamente sobre os 27 Estados-membros da União Europeia, o Eurostat prevê um “aumento da população até um pico de 449,3 milhões de pessoas por volta de 2026 para depois baixar gradualmente para 416,1 milhões até 2100”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios