Notícias

Meloni e Zelensky debatem apoio e possível negociação de paz

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, telefonou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para reforçar o apoio de Roma a Kiev em todos os âmbitos e para confirmar o “compromisso” italiano com iniciativas de paz.

Segundo a nota divulgada pelo Palácio Chigi, a premiê “renovou o pleno apoio do governo italiano a Kiev no quadro das alianças internacionais nos frontes político, militar, econômico, humanitário e para a futura reconstrução” do país devastado pela invasão da Rússia.

Além disso, “confirmou o compromisso da Itália para cada esforço diplomático útil no cessar da agressão da Federação Russa à Ucrânia”.

Nesta semana, a França chegou a sugerir uma negociação de paz com intermediação do papa Francisco para a Rússia – em proposta que primeiro foi elogiada, mas depois ironizada por Moscou. Já Kiev não se manifestou formalmente sobre o assunto.

Ainda conforme o governo italiano, Meloni disse que espera que o acordo firmado entre Moscou e Kiev em julho para a exportação de grãos “seja renovado” porque isso é fundamental para lutar contra um aumento da crise alimentar no mundo.

Por meio de suas redes sociais, Zelensky informou que parabenizou Meloni pela sua posse como primeira ministra da Itália.

“Eu espero que tenhamos uma cooperação frutífera. Nós discutimos a integração da Ucrânia na UE e na Otan. Eu falei sobre a atual situação em nosso país e a convidei para visitar a Ucrânia”, escreveu o mandatário.

Apesar de aliados próximos a Meloni terem dado declarações que querem se reaproximar do presidente russo, Vladimir Putin, a nova premiê sempre se manteve publicamente na defesa de Kiev.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios