Notícias

Governo italiano apresenta iniciativa para aliviar sofrimento da população civil em Gaza

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, conversou com seus homólogos israelense, Israel Katz, e com o palestino, Riad Maliki.

“Apresentei aos meus colegas israelenses e palestinos a iniciativa ‘Comida para Gaza’ que a Itália lançou juntamente com a FAO, PAM e a Federação Internacional da Cruz Vermelha-Crescente Vermelho com o objetivo de aliviar o sofrimento da população civil na Faixa de Gaza, unindo forças para lidar com a gravíssima situação humanitária”, afirmou o chanceler italiano.

Em nota, a Farnesina destacou que o “governo italiano pretende dar a mais alta prioridade a esta iniciativa”.

“Unir forças para ajudar os civis não é um slogan, mas uma obrigação moral, devemos agir rapidamente”, acrescentou.

A iniciativa italiana visa criar um sistema com as principais organizações ativas no terreno, com atores nacionais e internacionais através de uma mesa técnica e é focada nas principais necessidades da população civil: alimentação, cuidados de saúde, proteção. Na conversa com Katz, Tajani destacou que “o governo considera uma pausa nas hostilidades essencial para alcançar um cessar-fogo em Gaza.

“Condenamos firmemente o terrorismo do Hamas e apoiamos o direito de Israel de se defender”, enfatizou ele, lembrando que “a população civil seja protegida”.

Já com Maliki, Tajani afirmou que “o sofrimento da população civil em Gaza é inaceitável” e explicou que “com as nossas operações de evacuação permitimos que dezenas de menores palestinos fossem tratados nos melhores hospitais de Itália” para aliviar o sofrimento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios