Notícias

JULGAMENTO: Francesco Schettino ordenou aumento de velocidade do Costa Concordia, diz testemunha

As autoridades italianas retomaram o julgamento do comandante Francesco Schettino pelo naufrágio do navio de cruzeiros Costa Concordia, em 13 de janeiro de 2012.

O Tribunal de Grosseto ouviu o testemunho do oficial em treinamento Salvatore Ursino, que atuou no comando da embarcação no dia do acidente, ocorrido na ilha de Giglio, na Itália. "Schettino ordenou que a velocidade do Costa Concordia fosse aumentada de 15 a 16 nós, cerca de cinco minutos antes do impacto com as rochas", declarou Ursino, explicando que o pedido foi feito diretamente ao vice-comandante Ciro Ambrosio. Schettino é acusado de ser o principal responsável pelo naufrágio da embarcação, que provocou 32 mortes.

Ele é imputado por múltiplo homicídio culposo, abandono do navio, naufrágio e por não ter informado imediatamente às autoridades portuárias sobre a colisão com as rochas, a qual provocou o acidente. Em seu depoimento à Justiça, porém, Schettino acusou o timoneiro indonésio Jacob Rusli Bin de ser responsável pelo desastre. Segundo ele, Bin não conseguiu fazer uma manobra para evitar o acidente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios