Notícias

Silvio Berlusconi levará ao G20 os resultados de reuniões realizadas em “L’ Aquila”

O premier italiano, Silvio Berlusconi, irá levar à reunião do G20, que começa nesta quinta-feira em Pittsburgh, nos Estados Unidos, os resultados dos encontros de G8 e G14 realizados no mês de julho na cidade italiana de L'Aquila.

"Agora vamos ao G20, onde levaremos os resultados do G8 e do G14. Iremos ali como protagonistas da política externa", afirmou Berlusconi hoje em uma coletiva de imprensa antes de embarcar para os Estados Unidos, onde participará também da Assembleia Geral da ONU, que começa em Nova York.

 

O G8 — atualmente presidido pela Itália — reúne os sete países mais industrializados do mundo (Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, Canadá e Japão) e a Rússia; o G14 congrega os membros do G8 junto às economias emergentes que formam o G5 (África do Sul, Brasil, China, Índia e México) e o Egito; e o G20 reúne os países do G14 somados a Argentina, Austrália, Arábia Saudita, Indonésia, Turquia e Coreia do Sul, além da União Europeia como bloco.

Em julho, na Cúpula de Chefes de Estado do G8, que teve como convidados os países-membros do G5 e do Egito, Berlusconi encerrou os trabalhos afirmando que o G14 seria o formato que "torna mais possível um verdadeiro diálogo".

Ainda não institucionalizado, o G14 representaria 80% da economia mundial. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, apoiou a posição de Berlusconi a favor de uma maior representatividade do grupo dos 14 países.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, já está nos Estados Unidos desde ontem para participar do encontro. Antes, ele também participará dos debates da ONU, onde o Brasil é tradicionalmente o primeiro
orador do evento.

No G20, Lula pretende reafirmar a importância do bloco para acalmar os mercados em meio à crise econômica mundial. O presidente também dirá que órgãos como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial devem monitorar não só países em desenvolvimento, mas também as grandes potências econômicas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios