Notícias

Itália crê em reversão de decisão de Tarso no caso Battisti

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, disse  acreditar que o Supremo Tribunal de Federal (STF) no Brasil  irá voltar atrás na decisão do governo brasileiro de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti, segundo a agência de notícias Ansa.

 

"Estaremos prontos com todos os instrumentos jurídicos previstos pela lei brasileira e estamos convencidos de que, com base nelas, poderemos obter um revés da decisão do ministro da Justiça brasileiro", Tarso Genro, afirmou o chanceler italiano se referindo ao parecer que o STF dará sobre o caso, a partir de 2 de fevereiro, quando o Supremo Tribunal retorna do recesso.

 

Battisti, ex-militante da organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios cometidos na década de 70. Ele foi detido no Rio de Janeiro em março de 2007.

 

Tarso Genro reformou a decisão do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) que negou o status de refugiado a Battisti.  Em tese, esse status permitiria a Battisti viver livremente no Brasil e impediria a sua extradição para a Itália.

 

A ação provocou indignações da Itália, que chegou, inclusive, a ameaçar barrar o Brasil na reunião do G-20.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios