Notícias

Juventus conquista 9º título seguido na Série A e amplia hegemonia

A Juventus derrotou a Sampdoria por 2 a 0 e conquistou, com duas rodadas de antecedência, seu nono título seguido na Série A da Itália.

A vitória no Allianz Stadium levou a Velha Senhora a 83 pontos, longe do alcance da vice-líder Inter de Milão, que tem 76 e só pode chegar a 82.

Os gols foram marcados pelo craque Cristiano Ronaldo, em cobrança de falta ensaiada nas acréscimos do primeiro tempo, e por Federico Bernardeschi, que aproveitou rebote do goleiro Audero em finalização de CR7 aos 21 da etapa final.

Esse é o 36º título da Juve na Série A, mas a torcida bianconera contabiliza 38 “scudetti”, incluindo os dois revogados por causa do escândalo de manipulação de resultados conhecido como “Calciopoli”. Ainda assim, a equipe bianconera tem o mesmo número de taças que os rivais Inter de Milão (18) e Milan (18) somados.

A Juventus também ganhou todas as edições do campeonato desde que inaugurou seu estádio, em 2011.

Nesse período, a Velha Senhora teve três treinadores: Antonio Conte (três títulos), Massimiliano Allegri (cinco) e Maurizio Sarri, que conquista seu primeiro Scudetto pela Juve e a primeira liga de sua carreira.

No entanto, apesar disso, o treinador tem sido questionado em sua temporada inicial no comando da Juventus, já que ainda não conseguiu reproduzir o futebol envolvente apresentado pelo Napoli durante sua passagem pelo San Paolo.

Sarri conseguiu levar a Juve a uma campanha de 26 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, faltando duas rodadas para o fim do torneio, e também está nas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas perdeu o primeiro jogo para o Lyon por 1 a 0, na França. Além disso, a Velha Senhora foi derrotada na Supercopa da Itália e na final da Copa da Itália por Lazio e Napoli, respectivamente.

Campeonato

A Série A vinha acirrada até o lockdown imposto pela pandemia do coronavírus Sars-CoV-2. Quando o campeonato foi paralisado, a Juve tinha 63 pontos, apenas um a mais que a Lazio, mas o time biancoceleste não aguentou o ritmo intenso do pós-quarentena e fez apenas 13 pontos depois da retomada, enquanto a Velha Senhora marcou 20.

Os quatro classificados italianos para a próxima Champions já estão definidos. Além da Juve, representarão o país no torneio mais cobiçado do continente: Inter de Milão (76), Atalanta (75) e Lazio (75), sendo que os três ainda brigam pelo vice-campeonato. Roma (64), Milan (60) e Napoli (59), como campeão da Copa da Itália, disputarão a Liga Europa, mas os dois primeiros ainda tentam escapar das preliminares. Além disso, Spal (20) e Brescia (24) já estão rebaixados, enquanto Lecce (32) e Genoa (36) lutam para escapar da degola.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios