Notícias

Kadafi chega a Roma em visita cercada de polêmica

O chefe de Estado líbio, Muammar Kadafi, chegou nesta quarta-feira a Roma cercado de fortes medidas de segurança, em uma polêmica visita oficial de três dias em que se reunirá com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

 

Trata-se da primeira visita do coronel líbio à Itália, que gerou polêmica e protestos de partidos políticos como a Itália dos Valores (IDV), da oposição, e o Partido Radical, assim como da ONG Anistia Internacional (AI), que acusam a Líbia de violar os direitos humanos.

 

Kadafi chegou a um aeroporto militar do sul de Roma às 12h (7h, Brasília) e foi recebido por Berlusconi e pelo chanceler Franco Frattini. Durante sua estada em Roma, o quartel-general do líder líbio foi instalado nos jardins de Vila Pamphili, próxima ao Vaticano, onde ergueu sua luxuosa tenda.

 

A área, atrás da colina do Janículo, foi fechada ao público e ao tráfego e é protegida por franco-atiradores. Kadafi está acompanhado de uma comitiva de mais de 300 pessoas, entre elas seu Exército de 40 mulheres que o seguirá em todas as atividades.

 

Para a segurança do líder líbio, os aviões não podem sobrevoar Roma entre as 22h (17h, Brasília) de hoje e a meia-noite do próximo sábado (21h de sexta). Kadafi se reunirá esta tarde com Berlusconi, às 18h (13h).

 

Várias organizações estudantis já anunciaram protestos pela presença de Kadafi e pelo acordo assinado entre ele e Berlusconi, "que prevê a repatriação dos imigrantes que provenham do litoral líbio", segundo denunciaram os manifestantes.

 

Kadafi permanecerá em Roma também no sábado. Segundo o jornal local Corriere della Sera, o líder se reunirá no sábado com seis mil judeus que foram expulsos da Líbia em 1967 durante as perseguições iniciadas após a guerra de Israel com Egito, Síria e Jordânia.

 

O jornal La Repubblica afirma que esse eventual encontro gerou desgosto entre a comunidade judaica, já que foi fixado para um sábado, coincidindo com o dia em que os judeus realizam o "Shabat", seu dia de descanso.

 

Fonte: EFE

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios