Notícias

Famílias italianas são as mais unidas e as mais briguentas, segundo estudo

As famílias italianas são as mais unidas, mas também as que mais discutem na Europa, de acordo com um estudo realizado em seis países do Velho Continente.

A pesquisa relevou que embora na Itália as pessoas dediquem mais tempo às crianças, é também onde as relações são mais conturbadas do que no passado, e principalmente onde há mais discussões.

As conclusões que surgem da pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, indicam que mais da metade dos italianos (56%) passam mais de duas horas diárias com seus próprios filhos, e para 26% deles este tempo dobra ou triplica.

Estes números são impensáveis para a maioria dos espanhóis (60%), franceses (59%) e belgas (57%) que passam menos de duas horas diárias com seus filhos, e até menos que uma (30%).

Já os ingleses (51%) e holandeses (49%) continuam na média das duas horas diárias. 

Um grande número de italianos, espanhóis e franceses (70%) também gostaria de passar mais tempo com a família e, principalmente os italianos (76%) têm a impressão de não investir o suficiente no núcleo familiar.

É na Holanda onde há mais 'fusão' nas relações familiares, com o maior índice de cumplicidade (90%) e o menor de brigas (12%), seguida por Bélgica (84%) e França (78%). 

Segundo o estudo citado, Espanha (38%), Itália e Inglaterra (29%) são os países onde mais se briga em família. Além disso, os italianos (64%) estão entre os europeus que acreditam que as relações entre pais e filhos são mais difíceis do que no passado.

"A família vem em primeiro lugar na Itália e Holanda", revela Ipsos. A maioria dos italianos (86%) e holandeses (73%) considera que os familiares são mais importantes que os amigos, ao contrário do que ocorre na França, Inglaterra e Espanha. Segundo os pesquisadores, nestes países existe um conceito ampliado das relações familiares, onde os laços de sangue e de amizade estão em pé de igualdade.

Para a maioria dos entrevistados, mas especialmente para os italianos (60%), o mais importante quando se está em família é "compartilhar as alegrias e as emoções".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios