Notícias

Energia guia relançamento de relações entre Itália e Argentina

“O setor de energia impulsiona” o relançamento das relações econômicas entre Roma e Buenos Aires e será o ponto alto de um fórum bilateral, previsto para junho, na Itália.

Em uma conversa com a agência Ansa, o presidente da Câmara Ítalo-Argentina de Comércio, Giorgio Alliata di Montereale, avalia positivamente a recente missão do presidente Javier Milei em Roma, acompanhado por uma representação substancial de empresas argentinas.

“Foi uma iniciativa positiva e com muita predisposição por parte da Itália para uma integração concreta e para fazer negócios”, afirma Alliata, que também preside a Eurocâmara Argentina e é membro do conselho de administração da holding ítalo-argentina Techint.

“A Europa e a Itália precisam de energia, e a Argentina possui a segunda maior reserva mundial de gás de xisto e 21% das reservas mundiais estimadas de lítio. São setores que despertam muito apetite para investimentos estrangeiros e torna-se estratégico, portanto, para a Europa e a Itália terem acesso seguro a esses recursos a preços razoáveis”, observa o executivo.

Justamente dentro dessa linha, em junho, na Itália, será organizado um importante fórum para apresentar as oportunidades do país sulamericano no setor energético, seguido por uma missão empresarial italiana na Argentina, em outubro.

“São passos importantes e concretos nos quais estamos empenhados como Câmara de Comércio junto com o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada italiana em Buenos Aires, o governo argentino, a Assocamerestero e a Confindustria”, destaca Alliata.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios