Notícias

Líbia “é porto de partida para Roma”, diz mensagem jihadista

Sirte, na Líbia, é "o porto marítimo do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), o ponto de partida para Roma … com a permissão de Deus". A mensagem apareceu escrita em um muro da cidade, que está sendo liberada do controle do grupo pelas tropas fieis ao governo de Fayez al-Sarraj.   

Em suas gravações, o grupo costuma utilizar Roma como uma metáfora para a Igreja Católica, já que a capital italiana abriga o Vaticano, e já ameaçou atacar a Itália em diversas ocasiões.   

A pichação foi fotografada pelas próprias tropas líbias e divulgada nas redes sociais. Eles costumam publicar no Facebook o avanço na luta contra o EI na cidade.   

Com o apoio dos Estados Unidos, as Forças líbias anunciaram na última quinta-feira, dia 11, que liberaram 70% da cidade de Sirte após atacar diversos locais estratégicos.   

A área de Sirte, ao norte do país, caiu nas mãos dos terroristas do EI no ano passado, onde houve a imposição de um tipo de califado baseado em uma rígida interpretação da sharia (lei islâmica). O município é tido como último reduto dos jihadistas no país. Autoridades locais estimam que apenas algumas centenas de jihadistas ainda estejam em Sirte. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios