
Centenas de pessoas se reuniram em Lido de Veneza, na Itália, para uma marcha pró-Gaza que levará os manifestantes aos arredores do Festival de Cinema de Veneza, onde diversas estrelas da sétima arte estão reunidas para o principal evento cinematográfico do país.
A concentração de participantes do movimento, organizado por centros sociais e pelo clube ANPI “7Martiri”, teve início na Piazzale di Santa Maria Elisabetta. Centenas de barquinhos de papel pintados com a bandeira palestina foram colocados na calçada da praça.
Além disso, os manifestantes permaneceram atrás de uma faixa com os dizeres: “Parem o genocídio – Libertem a Palestina do rio ao mar”.
A marcha, que ocorre de forma bastante pacífica, seguirá um percurso circular, passando pelo recinto do festival antes de retornar ao ponto de partida.
O evento também conta com a participação de coletivos, associações, grupos políticos e da rede Venice4Palestine, que reúne atores, diretores e técnicos da indústria do entretenimento que estão unidos na condenação dos acontecimentos na Faixa de Gaza protagonizados por Israel.
O ator italiano Michele Riondino, uma das estrelas do filme de terror “Valley of Smiles, de Paolo Strippoli, se manifestou no Lido de Veneza de forma discreta, pois chegou ao píer Excelsior exibindo a bandeira palestina em seu celular.