Notícias

Lula aconselha Battisti a não fazer greve de fome: “Já fiz e é ruim”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou o ex-militante da esquerda italiana Cesare Battisti não fazer greve de fome.

 

– Já fiz.e é ruim ! – afirmou, o presidente na em Paris, insistindo que esperará a decisão do Supremo Tribunal Federal, que está julgado o pedido de extradição feito pelo governo da Itália.

 

Preso na Penitenciária da Papuda, Battisti anunciou que nesta sexta-feira entrou em greve de fome na tentativa de barrar sua extradição.O julgamento foi interrompido pela segunda vez na quinta-feira quando o placar estava empatado: quatro ministros votaram pela extradição e outros quatro pela permanência de Battisti no Brasil. Caberá ao presidente da corte, Gilmar Mendes dar o voto decisivo – que deverá ser pela extradição do italiano.

 

A retomada do julgamento está prevista para a próxima quarta-feira. Se Battisti for extraditado para a Itália, cumprirá pena de 30 anos. Lá, ele foi condenado pela participação no assassinato de quatro pessoas na década de 1970. Se não, poderá viver no Brasil como refugiado político – condição conferida a ele pelo ministro da Justiça , Tarso Genro .

 

Battisti aproveitou um encontro com o senador José Nery (PSOL-PA) para entregar uma carta endereçada a Lula. Na carta, que Nery já entregou ao secretário geral da Presidência, Luiz Dulci, Battisti se apresenta como "fruto dos anos 70, assim como muitos outros aqui no Brasil, inclusive muitos companheiros que hoje são responsáveis pelos destinos do povo brasileiro." E faz um apelo em tom dramático: "Entrego minha vida nas mãos de Vossa Excelência (Lula) e do Povo Brasileiro", diz na carta.

 

Battisti explica que entrou em greve para garantir seu direito de ser um refugiado político no Brasil. "Espero com isso impedir, num último ato de desespero, esta extradição, que para mim equivale a uma pena de morte. Sempre lutei pela vida, mas se é para morrer, eu estou pronto, mas, nunca pela mão dos meus carrascos. Aqui neste país, no Brasil, continuarei a minha luta até o fim, e, embora cansado, jamais vou desistir de lutar pela verdade. A verdade que alguns insistem em não querer ver, e este é o pior dos cegos, aquele que não quer ver", disse na carta.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios