Notícias

LUTO: Morre aos 93 anos, Renato Bialetti, homem que deu fama à cafeteira italiana moka

Um dos grandes símbolos da criatividade italiana, Renato Bialetti, responsável por dar fama ao modelo de cafeteira moka, morreu aos 93 anos de idade, em Ascona, na Suíça.

 

O empresário, que nasceu na mesma cidade, mas encontrou suas verdadeiras raízes na pequena Omegna, na região italiana do Piemonte, ficou conhecido por popularizar a cafeteira moka, criada pelo seu pai, Alfredo Bialetti, em 1933 e que revolucionou o modo de se fazer café.

 

Até o fim da Segunda Guerra Mundial, a produção do tradicional produto de alumínio era bastante limitada, alcançando no máximo 1 mil unidades por ano. Para mudar a situação, Renato decidiu investir pesado em publicidade, criando, em 1953, o "omino coi baffi" ("homenzinho com os bigodes", em português), desenho feito por Paul Campani e que imortalizou os bigodes do empreendedor.

 

Assumindo o comando da empresa em 1946, ele tomou conta dela até o fim da década de 1980, quando a cedeu para a Faema, companhia especializada em cafeteiras e máquinas de cappuccino. A última vez que Bialetti compareceu a um evento relacionado ao famoso produto, considerado um ícone do design, foi em 2013, no aniversário de 80 anos da moka.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios