Notícias

Berlusconi não comparece a julgamento no Tribunal de Milão sobre suposto caso de fraude fiscal

Silvio Berlusconi está com novos problemas jurídicos, ao ser declarado "foragido" por um Tribunal de Milão, perante o qual não compareceu para responder sobre um suposto caso de fraude fiscal de alguns anos atrás de seu grupo audiovisual Mediaset.

Além deste caso, há outros três julgamentos pendentes, que darão muito o que falar nos próximos dias, e que representam uma espécie de pôquer de processos contra o premier italiano.

Berlusconi explicou que não se apresentou ao Tribunal de Milão a conselho de seus advogados, que segundo alegou o primeiro-ministro, o "impedem" se comparecer em tribunal. "Disseram-me que minha presença frente ao juíz era desnecessária", comentou o premier para a imprensa a respeito das declarações de um de seus advogados, Niccolò Ghedini.

Os outros três processos abertos contra Berlusconi são o chamado caso Mediatrade, com acusações semelhantes ao de Mediaset; o da suposta corrupção de um advogado inglês (David Mills) e o de Ruby Rubacuori, vinculado à jovem marroquina com a qual ele teria tido relações sexuais quando ela ainda era menor de idade.

Além disso, no front político, o chefe do governo italiano criticou o presidente Giorgio Napolitano, ao afirmar que com frequência "antes que o governo possa aprovar uma lei", esta é examinada pela "enorme equipe" do próprio Napolitano, que, por sua vez, "intervém sobre todas as questões mais importantes".

Esta declaração foi recebida, por enquanto, com silêncio no Quirinale, sede da Presidência, enquanto o Partido Democrata (PD), principal da oposição, falou de uma "agressão" de Berlusconi contra Napolitano, que "exerce seu cargo com imparcialidade e equilíbrio".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios