Notícias

Mais um deputado italiana tem a prisão decretada por corrupção

Mais um deputado italiano teve a prisão decretada por corrupção e crimes durante a sua administração pública. Dessa vez, Luigi Cesaro (Forza Italia) teve a prisão decretada por associação mafiosa enquanto era presidente da província de Nápoles. Ele teria favorecido o clã Casalesi, ligado ao Camorra, em licitações para a comuna de Lusciano.

Como tem imunidade parlamentar, a Procuradoria enviou o pedido de prisão para a Câmara – que terá que votar se Cesaro poderá ou não ser preso pela Justiça. O deputado emitiu uma nota pedindo para que os outros parlamentares votem "rapidamente a favor da execução do mandado".

"Grande é a minha tristeza por uma acusação injusta e contra a qual tenho afirmado, repetidamente, minha inocência. Ao mesmo tempo, sinto-me aliviado porque com o processo formal terei a possibilidade de me defender. E estou confiando na capacidade do sistema judicial de apurar a verdade, evitando cair em teorias simples e sugestivas", escreveu Cesaro.

A acusação da Procuradoria é que inúmeros contratos públicos tenham sido manipulados para dar vitória nas licitações às empresas ligadas ao clã. Entre as obras suspeitas, está a construção de um centro esportivo em Lusciano. Para fazer a denúncia, os procuradores usam como base um encontro em 2004 entre Cesaro e o ex-chefe dos Casalesi, Luigi Guida. Além do deputado, foram presas outras sete pessoas, entre os quais, dois irmãos de Cesaro. O deputado Giancarlo Galan, também do partido Forza Italia, perdeu a imunidade política e foi preso por crimes em Veneza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios