Notícias

“Sustentabilidade da vida na Terra do futuro” é o tema de exposição em Milão

A exposição "2050, O Planeta precisa de você", que abriu suas portas em Milão, é um experimento que permite aos visitantes "escolher" o futuro possível para a Terra entre as muitas possíveis opções. 

Sentados diante de uma tela, o futuro do planeta passa diante dos olhos – e das mãos – dos participantes, que podem escolher o cenário que desejam: arranha-céus ou casas, motores a hidrogênio ou biocombustível, centrais de dessalinização ou de coleta da água dos esgotos. 

A exposição é um desafio para que os visitantes tentem resolver os problemas que a humanidade terá que enfrentar a partir de hoje, mediante exercícios interativos com videojogos que informam e ao mesmo tempo ensinam.

Diante de um monitor da mostra, concebida pelo Museu de Ciências de Londres, é possível planejar os bairros do futuro ou o cardápio dos netos, e sempre com opções, as mesmas que se deverá enfrentar nos próximos anos.

Como viajaremos? Em estradas normais ou sobre caminhos pelo ar ou água? O veículo utilizado será de madeira, metal, fibras naturais ou de vidro? Este veículo será a gasolina, eletricidade, biocombustível ou funcionará com células de hidrogênio? 

Ao escolher entre as opções com um simples botão, o meio de transporte tomará forma no monitor, com seus prós e contras reais. Será um pequeno helicóptero de madeira movido a hidrogênio, ou um trem elétrico de metal? 

Caberá aos quatro personagens que acompanham o visitante pela exposição (Buz, Eco, Tek e Dug) explicar o que cada escolha representa, porque cada material ou tecnologia escolhidos tem um preço.

Por exemplo, enquanto Tek defende um bairro tecnológico baseado em arranha-céus e centros comerciais alimentados por painéis solares, Eco nos lembrará da falta do "verde" nesta opção e nos dirá que nos dias de pouco sol certamente utilizaremos combustíveis fósseis.

Cada um dos personagens virtuais tem uma visão diferente sobre como enfrentar os problemas para "não excluir nenhuma possibilidade, da biológica, aos transgênicos e à nanotecnologia", explicaram os organizadores.

Os resultados dos jogos de cada visitante serão armazenados em um cartão magnético e no fim do percurso darão vida – sobre um mapa eletrônico, a um bairro da cidade de 2050.
     A exposição interativa e multimídia tem por objetivo envolver um público amplo, com foco nas crianças e nos jovens, as gerações que viverão em primeira pessoa o ano de 2050.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios