Notícias

Cinco italianos morrem em tempestade de neve e avalanche no Nepal

Uma tempestade de neve e uma avalanche nas montanhas do Himalaia, no Nepal, vitimaram um total de nove pessoas de nacionalidades diversas, sendo cinco naturais da Itália.

Os incidentes ocorreram nos últimos três dias, não tendo relação entre si.

O primeiro aconteceu na sexta-feira (31), quando uma forte tempestade de neve atingiu um grupo que buscava chegar ao pico do monte Panbari. Os corpos dos dois italianos que estavam na expedição, Alessandro Caputo e Stefano Farronato, dados como desaparecidos desde o fenômeno climático, foram localizados pelas autoridades locais, informou o Ministério das Relações Exteriores.

cidadãos foram surpreendidos por uma forte nevasca no Acampamento 1, a 5 mil metros de altitude”, explicou a Farnesina.

Já o Departamento de Turismo do Nepal comunicou que o chefe de expedição dos dois italianos foi resgatado de helicóptero no Acampamento Base da montanha no domingo (2).

Nesta última segunda-feira, dia 03, um grupo de 12 pessoas no campo de base do pico Yalung Ri, a mais de 5,6 mil metros de altitude, foi atingido por uma avalanche, que vitimou sete integrantes, sendo três italianos. Até o momento, dois deles foram identificados como um fotógrafo e um guia do Abruzzo, sem mais detalhes. As demais vítimas são dois nepaleses, um alemão e um francês. As informações foram confirmadas à AFP pelo organizador da expedição Dreamers Destination, Phurba Tenjing Sherpa.

Ele afirmou “ter visto todos os sete corpos”.

Além dele, dois alpinistas franceses e dois nepaleses foram resgatados com vida na manhã desta terça e transportados de helicóptero até a capital Katmandu, declarou o alto oficial da polícia do distrito de Dolakha, Gyan Kumar Mahato.  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios