Notícias

Reatores nucleares voltam a funcionar na Itália

A Itália reativou dois reatores experimentais, Triga e Tapiro, no Centro de Pesquisas Enea de Casaccia, perto de Roma, marcando o retorno do país à atividade nuclear e à continuidade das pesquisas neste setor, principalmente para aplicações tecnológicas.

A retomada do funcionamento dos reatores ocorre por ocasião dos 50 anos do Centro de Casaccia, onde está em curso um congresso, que relembra a história nuclear da Itália, em homenagem a Enrico Fermi, físico italiano que desenvolveu o primeiro reator nuclear.

De acordo com o subsecretário do Desenvolvimento italiano, Stefano Saglia, a ativação dos reatores "é um primeiro passo nos testes de segurança para a retomada da energia nuclear no país". 

"Este recurso [à energia nuclear] garantirá ao sistema italiano a possibilidade de aumentar seu papel e prestígio ao nível internacional. Além disso, permitirá respeitar os compromissos assumidos no Protocolo de Kyoto e melhorar e tornar mais eficiente o mix energético do país". 

Os reatores terão novas tarefas: "Eles deverão dar suporte à indústria, ajudando-a a qualificar sua oferta".

O PROTESTO DOS VERDES:

Foi uma "farsa". Assim os Verdes definiram o dia de hoje (20) sobre os 50 anos do Centro de Casaccia, em um protesto fora dos portões. 

Quinze ao todo, com macacões brancos, os Verdes portavam cartazes com os dizeres "Sim à energia solar, não à nuclear" e "Solar, sim, obrigado". 

Havia também um cartaz com uma foto do presidente do Conselho de Ministros, Silvio Berlusconi, pintada de verde com a escrita "Berlusconi radioativo". 

"O governo se prepara para lançar e energia nuclear, vamos ver quando e onde, como uma economia de Estado financiada com os impostos que os italianos pagam", disse o secretário dos Verdes, Angelo Bonelli.

"É inacreditável – acrescentou – que isso se faça no Enea, o órgão que deveria conduzir as pesquisas sobre energias alternativas. Reatores antigos são reativados, mas o Enea não diz que 63 quilos de plutônio e 6.300 quilos de lixo radioativo estão nos armazéns de Casaccia, sem quaisquer precauções". (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios