Notícias

Itália financiará desarmamento de minas na Colômbia

A Itália vai apoiar um programa presidencial colombiano de desarmamento de minas terrestres antipessoais — armamento de fácil fabricação amplamente usado pelas guerrilhas dentro do país. A retirada de minas das áreas rurais colombianas é um dos pontos-chave para o retorno à normalidade do país após confrontos entre governo e guerrilheiros que têm afetado a região por mais de 50 anos. De acordo com relatório da ONG Human Rights Watch, ao usar minas antipessoais, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixaram civis colombianos que não têm nenhum envolvimento no conflito mutilados, cegos, surdos ou mortos.

O governo de Juan Manuel Santos, reeleito neste domingo, está no meio de um processo de paz com as Farc e deu início recentemente a negociações semelhantes com o grupo rebelde Exército de Libertação Nacional (ELN). O envolvimento do Ministério de Relações Exteriores da Itália no desarmamento das minas vai cobrir o financiamento de assistência técnica e capacitação de recursos humanos.

O projeto, implementado pelo Instituto Italiano Latino-americano, será financiado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano e será realizado em colaboração com o Secretariado-Geral da Defesa e do Exército italiano.

A primeira atividade no âmbito do projeto é uma visita institucional para a Itália de uma delegação das Forças Armadas colombianas e entidades que atendem empresas italianas do setor.

A viagem, que teve início ontem, terminará em 21 de junho.

Neste período , será definida a missão técnica italiana na Colômbia, que terá início no segundo semestre de 2014 com o objetivo de prestar assistência técnica e desenvolver um plano de cooperação entre os dois países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios