
Com jogos teoricamente tranquilos, Inter e Milan pegam, respectivamente, Atalanta e Palermo às 12h00 pelo horário de Brasília, a distância para a terceira colocada Juventus pode aumentar para oito pontos em relação ao time de José Mourinho e quatro ao de Leonardo.
Além dos confrontos dos dois primeiros colocados, a 16a rodada ainda destaca o duelo da Lazio contra a Genoa e, no encerramento, às 17h45 no horário de Brasília, o embate entre a Sampdoria, que vem caindo de produção, e a Roma, que faz caminho inverso.
Inter vai a Bergamo enfrentar os donos da casa
A líder Internazionale, com 35 pontos, quatro a mais que o arqui-rival Milan, enfrentará, logo mais às 12h00 pelo horário de Brasília, a Atalanta, que não vem fazendo boa campanha, ocupa a 17a posição com 12 pontos, e só está fora da zona do rebaixamento por critérios de desempate.
O time de Milão começou a semana com uma derrota por 2 a 1 para a "Vecchia Signora", mas recuperou-se obtendo a classificação para a segunda fase da Champions League, e quer aproveitar o momento conquistando os três pontos.
Santon, Quaresma, Obi, Samuel, Khrin lesionados e Samuel e Muntari suspensos serão as ausências.
Mesmo com tantos desfalques José Mourinho deve entrar com esquema ofensivo, e com Balotelli ao lado do camaronês Eto'o como titulares de ataque.
Os donos da casa, por sua vez, lutarão pelo empate, pois, uma vitória é improvável.
Barreto, Tiboni, Doni e Valdez estão fora de combate.
Uma curiosidade que envolve a partida é que ambos os treinadores, Conte e Mourinho, não poderão comandar seus times de dentro de campo, já que foram punidos pelo tribunal por excesso de reclamação.
As prováveis escalações
Atalanta (4-1-4-1): Coppola; Garics, Bianco, Manfredini e Bellini; De Ascentis; Ferreira Pinto, Padoin, Guarente e Ceravolo ; Acquafresca Reservas: Consigli, Peluso, Talamonti, Caserta, Radovanovic, Madonna, Tiribocchi Treinador: Conte
Inter (4-3-1-2): Júlio César; Maicon, Cordoba, Lucio e Chivu; Zanetti, Cambiasso e Stankovic; Sneijder; Eto'o e Balotelli Reservas: Toldo, Materazzi, Vieira, Mancini, Thiago Motta, Mancini, Suazo Treinador: José Mourinho
Milan, em boa fase, recebe o Palermo
Os milanistas não só conseguiram a vice-liderança da competição, com 31 pontos, como avançaram para a segunda fase da Champions League, e vivem um momento positivo em sua trajetória em 2009/2010.
Com atuações interessantes de Ronaldinho Gaúcho, que vem calando os críticos, dentre eles a Rádio Italiana, e com posicionamento em campo definido, o clube do premier Berlusconi terá pela frente o Palermo, que está em momento desfavorável, em décimo terceiro com 20 pontos.
Enquanto o Milan vem de sete vitórias e três empates nas últimas 10 partidas, com cinco vitórias consecutivas, o adversário, que venceu no último final de semana, vinha de cinco péssimos resultados.
Oddo, Gattuso, Onyewu, Thiago Silva, Bonera não foram relacionados por Leonardo, uma vez que estão machucados. O técnico brasileiro, além das ausências, ainda está tendo que administrar o ego dos chamados "senadores" do elenco, Gattuso, Abbiati e Inzaghi, viraram reservas com ele.
Nos visitantes, Tedesco, Mchedlidze e Migliaccio também ficarão de fora.
As prováveis escalações
Milan (4-2-1-3): Dida; Zambrotta, Nesta, Kaladze e Antonini; Pirlo e Ambrosini; Seedorf; Pato, Bonera e Ronaldinho Gaúcho Reservas: Storari, Jankulovski, Abate, Favalli, Flamini, Inzaghi, Huntelaar Treinador: Leonardo
Palermo (4-3-1-2): Sirigu; Cassani, Kjaer, Bovo e Balzaretti; Nocerino, Liverani e Bresciano; Simplicio; Cavani e Miccoli Reservas: Rubinho, Goian, Pastore, Melinte, Bertolo, Hernandez, Budan Treinador: Rossi
Lazio, em crise, recebe o bom time da Genoa
Com 13 pontos, em décimo sexto, a Lazio vive uma de suas piores crises nas últimas temporadas, e a cada resultado ruim ela só se agrava.
Nas primeiras rodadas parecia que a falta de vitórias era apenas mero acaso, pois, o time vinha atuando bem, no entanto, a situação piorou, já que nos últimos confrontos o futebol apresentado é desolador.
Com sete empates e seis derrotas, sem vencer desde o segundo jogo que foi em 30 de agosto, os laziale vem sofrendo pressão por parte de seus tifosi, Ballardini balança como técnico do clube, e presidente e jogadores não se entendem.
Em contra-partida a Genoa divide o quinto lugar com outros seis concorrentes, todos com 24 pontos, e vem dentro da meta traçada de não se distanciar das zonas que levarão para as copas européias em 2010/2011.
Nos mandantes, Perpetuini, Matusalém, Manfredini, Inzaghi, Cruz, Mauri e Baronio estão sem condições de atuarem, já nos visitantes Jankovic, Kharja, Esposito e Figueroa estão fora.
As prováveis escalações
Lazio (3-4-1-2): Muslera; Siviglia, Stendardo e Radu; Lichtsteiner, Brocchi, Dabo e Kolarov; Foggia; Zarate e Rocchi Reservas: Bizarri, Cribari, Diakite, Meghni, Del Nero, Eliseu, Makinwa Treinador: Ballardini
Genoa (3-4-3): Amelia; Biava, Moretti e Bocchetti; Rossi, Juric, Milanetto e Criscito; Mesto, Floccari e Palladino Reservas: Scarpi, Tomovic, Papastathopoulos, Zapater, Palacio, Sculli, Crespo Treinador: Gasperini
No encerramento da rodada a Roma visita a Sampdoria
O time da capital, a Roma, vai visitar a Sampdoria, em Gênova, e espera sair com mais um resultado positivo.
Superado o mau momento vivido no início de 2009/2010, os romanistas vêm de quatro sucessos, inclusive contra a arqui-rival Lazio, e um empate contra a Inter.
A Sampdoria teve dois duelos importantes seguidos, contra a Genoa e o Milan, e perdeu os dois por 3 a 0, o que a fez cair para a quinta colocação, ao lado de outros seis times, com 24 pontos.
Uma notícia pode auxiliar os "blucerchiati" a inverterem sua queda, o técnico Delneri tem todas as peças à sua disposição, enquanto Ranieri não terá vários titulares, dentre eles, Tonetto, Mexes, Doni, Pizarro e Menez.
As prováveis escalações
Sampdoria (4-4-2): Castellazzi; Stankevicius, Gastaldello, Accardi e Zauri; Semioli, Palombo, Franceschini e Ziegler; Pazzini e Cassano Reservas: Fiorillo, Lucchini, Padalino, Mannini, Poli, Bellucci, Pozzi Treinador: Delneri
Roma (4-2-3-1): Júlio Sérgio; Cassetti, Burdisso, Juan e Riise; De Rossi e Brighi; Taddei, Perrotta e Vucinic; Totti Reservas: Lobont, Andreolli, Motta, Faty, Guberti, Okaka, Júlio Baptista Treinador: Ranieri
Leiam os comentários dos outros jogos da rodada (todos terão início às 12h00 pelo horário de Brasília)
Catania (19o com 09 pontos) x (18o com 12 pontos) Livorno – como nenhuma das duas equipes tem jogadores que se destaquem, nem técnica suficiente para fazerem um grande jogo, a partida deverá ser decidida na força física e em cruzamentos;
Chievo (12o com 21 pontos) x (5o com 24 pontos) Fiorentina – os mandantes vem tentando mudar a história de lutarem contra o rebaixamento, e querem a vitória para encostarem nos clubes que lutam para ficarem nas zonas que levam às copas européias, já os visitantes vem com moral depois de se classificarem em primeiro lugar em sua chave na Champions League;
Parma (40 com 25 pontos) x (150 com 16 pontos) Bologna – como esperado, mas bem acima das expectativas na tabela de classificação, o Parma vem fazendo uma campanha consistente e importante, e não por acaso ocupa a quarta colocação, o Bologna mais uma vez decepciona seus torcedores e deverá lutar para não ser rebaixado, assim como no último campeonato;
Siena (20o com 09 pontos) x (14o com 18 pontos) Udinese – outro jogo que deverá ser decidido na força física, entre dois grupos que não tem estrelas e nem muita técnica. O Siena deverá ser rebaixado já que fez uma pré-temporada, em termos de vendas e contratações, terrível.