Notícias

Meloni visita tropas italianas no Iraque

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, desembarcou em Bagdá para se encontrar com militares italianos que participam da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Iraque.

Em sua primeira viagem oficial ao Oriente Médio, a líder de extrema direita também foi recebida pelo premiê iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, que está no poder desde o fim de outubro, e se reuniu com o embaixador da Itália em Bagdá, Maurizio Greganti.

“Estou muito contente por estar aqui no Iraque, naquela que é minha primeira missão bilateral fora da Europa”, afirmou Meloni durante o encontro com Al-Sudani. “O Iraque é um país amigo e que demonstrou mais uma vez que acredita na democracia com a recente formação do governo”, acrescentou.

A premiê ressaltou as colaborações bilaterais nos campos militar, energético, industrial e cultural, mas disse que é possível “fazer mais para reforçar a parceria”.

A missão da Otan no Iraque faz parte da coalizão internacional contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que chegou a controlar vastos territórios do país na segunda metade da década passada, e é comandada desde maio pelo tenente-general do Exército italiano Giovanni Iannucci.

Além de Meloni, o ministro das Relações Exteriores Antonio Tajani viajou ao Líbano para se reunir com tropas italianas, enquanto o ministro da Defesa Guido Crosetto visitará soldados de seu país na Bulgária, na Romênia e na Hungria.

Curdistão

Após a breve passagem por Bagdá, Meloni foi a Irbil, no Curdistão do Iraque, dando continuidade à sua primeira viagem ao Oriente Médio.

A líder de extrema direita foi recebida pelo primeiro-ministro da Autoridade Regional Curda, Masrour Barzani, pelo presidente Nechirvan Barzani e pelo cônsul italiano na cidade, Michele Camerota.

Meloni também visitou a base militar de Camp Singara, lar de soldados italianos empenhados em missões de treinamento para as forças curdas, que foram essenciais para a derrocada do Estado Islâmico no Iraque.

Os militares presentearam a primeira-ministra com uma bandeira assinada por todo o contingente e um mosaico com seu rosto. Visivelmente emocionada, Meloni brincou: “Eu deveria ser mais militar”.

A premiê também afirmou que a Itália é “grata” aos soldados da missão no Iraque. “Como a pátria sabe que pode contar com vocês, espero que saibam que vocês podem contar com a pátria”, disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios