Notícias

MEMÓRIA: Há 32 anos ocorria o massacre em Bologna

''Manter viva a memória das vítimas inocentes do terrorismo permite transmitir e compartilhar o significado da liberdade e da democracia, o desejo de contribuir para a tutela dos princípios e dos direitos constitucionais'', disse o presidente da República Giorgio Napolitano, em sua mensagem à Associação dos familiares das vítimas do massacre na estação de Bolonha, que comemorou seu 32º aniversário.

"Neste dia estendo meu pensamento sinceramente comovido às 85 vítimas daquele ato terrorista covarde e aos mais de 200 feridos, que foram indelevelmente marcados pelo horror daquela fatídica manhã, e me sinto próximo às famílias das vítimas e dos feridos. O passar do tempo não alivia sua dor e neles fortalece o compromisso de perpetuar a memória de um dos eventos mais trágicos da história de nosso país", disse ainda Napolitano na mensagem ao presidente da citada Associação, Paolo Bolognesi.

"Como já disse em 9 de maio, manter viva a memória das vítimas inocentes do terrorismo – mesmo em suas formas mais dolorosas, ajuda a preservar a democracia e o desejo de zelar pelos princípios e os direitos constitucionais, não importando por onde sejam atacados ou feridos.

Neste contexto, assumem uma importância particular tanto as medidas tomadas para reconstruir todos os aspectos das investigações judiciais e parlamentares sobre o massacre; como aquelas, humanamente tocantes, que repercorrem aquele dramático 2 de agosto de 1980 através dos rostos e as histórias das vítimas e de todos aqueles que tiveram seus sonhos, esperanças e perspectivas interrompidos violentamente, e que hoje testemunham a brutalidade sem sentido de um atentado tão insano quanto feroz. É com este espírito que expresso ao ilustre presidente Bolognese, aos feridos e parentes das vítimas, a mais sincera solidariedade pessoal e de todo o país", concluiu o chefe de Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios