
A Câmara dos Deputados da Itália aprovou um projeto de lei que mira restaurar o dia 4 de outubro como um feriado nacional em homenagem a São Francisco de Assis.
A iniciativa, promovida por Maurizio Lupi e outros membros do partido Nós Moderados (NM), passou com 247 votos a favor, dois contrários e oito abstenções e seguirá a partir de agora para o Senado do país.
“A aprovação foi um ato de grande valor simbólico e cultural, que devolve a centralidade a uma figura-chave da nossa identidade.
São Francisco, com sua mensagem de humildade, fraternidade e amor à criação, representa um modelo para a política e um guia para as novas gerações”, disse Paolo Trancassini, parlamentar do partido de direita Irmãos da Itália (FdI), da premiê Giorgia Meloni.
Já Elisabetta Gardini (FdI), relatora do projeto de lei, mencionou que o sinal verde recebido da Câmara dos Deputados “é uma escolha que toca o âmago da identidade” da Itália.
“São Francisco não faz parte apenas da história religiosa, mas é parte integrante da nossa história civil. Padroeiro da Itália, juntamente com Santa Catarina de Sena, é o símbolo universal da paz, da fraternidade, da solidariedade e da proteção da criação”, declarou a deputada.
Em 1958, o dia 4 de outubro foi incluído entre as solenidades civis, mas foi abolido em 1977, como parte das medidas de austeridade. Em 2005, porém, uma nova lei estabeleceu que a data seria celebrada como o “Dia da Paz”, inspirado em São Francisco, com iniciativas nas escolas.
O santo do século 13, que inspirou o falecido papa Francisco a adotar seu nome, renunciou à sua riqueza e dedicou sua vida aos pobres.