Notícias

ELEIÇÕES GERAIS 2013: Ascensão de comediante nas pesquisas agita eleições imprevisíveis na Itália

A escolha do novo Papa não é a única responsável por lançar a Itália em um período de expectativas: a proximidade das votações que elegerão um novo premier, com a conclusão, nesta sexta-feira, de uma movimentada campanha eleitoral, também mergulha o país em incertezas. O ar fresco de novidade vem de um comediante populista e boca-suja, mas candidato em ascensão nas pesquisas. Beppe Grillo se alimenta da insatisfação popular com o desemprego recorde e a maior recessão dos últimos 20 anos para chamar a atenção e engordar o apoio a seu partido alternativo, o Movimento 5 Estrelas.

Uma multidão se aglomera nas praças italianas para vê-lo gritar nos palanques, até ficar rouco. Seus discursos são cheios de palavrões dirigidos à desacreditada classe política. E Grillo também faz barulho na internet. Apesar de não ser o favorito na corrida eleitoral, analistas dizem que o Movimento 5 Estrelas poderia se tornar o terceiro ou até o segundo maior partido no Parlamento, com cerca de 20% dos votos – à frente inclusive do Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi.

Grillo, um homem rechonchudo de cabelos grisalhos cacheados, é a nova sensação na política italiana. Sua campanha é significativa não apenas pela presença que pode conquistar no Parlamento, mas porque seu partido é o mais forte já visto na Itália entre as legendas de protesto.

– Grillo não pode ser subestimado – afirma o analista político Renato Manheimer. – Mais do que protestar, ele é uma expressão de decepção com a classe política. Seus admiradores não são contra a política. A maioria se interessa pelo tema, o que lhes desagrada são os políticos.

Ele parece provocar nos eleitores uma espécie de catarse da repulsa que sentem pelos políticos que levaram o país à ruína financeira.

– Mandem-nos para casa, mandem-nos para casa! – costuma gritar o candidato, sob aplausos de simpatizantes.

Sem comparecer a debates com os rivais, nem tentar arrebatar eleitores com aparições na televisão, Grillo tem conquistado italianos descontentes com a Liga Norte de Berlusconi. E não se sabe até onde pode ir sua força política, considerando os 30% de eleitores ainda indecisos, e os que pensam em votar nele mas não o declaram, por vergonha.

Os comícios do comediante se assemelham a programas de auditório: ele fala, e o povo escuta. É por isso que analistas afirmam que, independentemente do resultado, essas eleições ficarão lembradas como as eleições de Beppe Grillo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios