Notícias

Ministério Público de Turim investiga prefeita e governador por poluição do ar

Autoridades políticas de alto escalão são alvos de um inquérito do Ministério Publico de Turim, uma das principais metrópoles da Itália, por causa dos altos níveis de poluição do ar na cidade.

O caso nasceu a partir de uma denúncia apresentada em 2017 por um especialista em meio ambiente que questionava a falta de ações da Prefeitura e do governo regional do Piemonte para conter o problema.

Entre os investigados estão a prefeita de Turim, Chiara Appendino, do populista Movimento 5 Estrelas (M5S), o governador do Piemonte, Alberto Cirio, do conservador Força Itália (FI), e seus antecessores, o deputado Piero Fassino e Sergio Chiamparino, ambos do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.

A lista ainda inclui políticos que passaram pelas secretarias de Meio Ambiente de Turim e do Piemonte nos últimos anos. De acordo com a denúncia, a cidade está em uma “situação de ilegalidade há pelo menos 10 anos” por violar repetidamente os limites de poluição do ar estabelecidos pela União Europeia.

Turim é presença frequente em listas de municípios com maiores índices de poluição atmosférica não só na Itália, mas em toda a UE. Por conta disso, a capital do Piemonte e cidades vizinhas têm um sistema para proibir a circulação de determinados veículos em dias com níveis críticos de poluentes no ar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios