Notícias

S&P ameaça reduzir rating da Itália

A agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) disse que, apesar do plano de austeridade anunciado pelo governo de Silvio Berlusconi, existe uma possibilidade sobre três que reduza o rating da Itália nos próximos 24 meses.

O "rating" é uma opinião sobre a capacidade de um país ou de uma empresa de saldar seus compromissos financeiros. A avaliação é feita por empresas especializadas – as agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default" (suspensão dos pagamentos). 

Na Itália, de acordo com a nota da S&P divulgada nesta última sexta-feira, "persistem riscos significativos sobre o plano de redução da dívida, principalmente em função da fragilidade de crescimento".

Diante deste fraco crescimento (…), em nossa opinião serão necessárias reformas micro e macroeconômicas muito mais significativas" para alterar as previsões sobre o futuro da dívida pública italiana, acrescenta a nota.

Segundo a S&P, tais reformas "são necessárias para favorecer o investimento privado e alinhar os salários com a produtividade".

O governo italiano anunciou um plano de austeridade orçamentária, que visa levar a relação entre déficit e Produto Interno Bruto (PIB) para 0,2% até 2014, com cortes totais de aproximadamente € 47 bilhões. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios