Notícias

Ministro da Economia projeta crescimento de 1% do PIB da Itália em 2010

O ministro da Economia da Itália, Giulio Tremonti, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país poderá crescer mais de 1% em 2010, uma vez superada a recessão enfrentada devido à crise mundial.

Ao discursar na Assembleia dos Industriais de Roma, o funcionário indicou que o desempenho da economia italiana no próximo ano poderá ser "particularmente positivo", porque representa "uma mudança de tendência, após uma retração [acumulada] de 6% em dois anos".

 

"A crise não é um fim de semana, não é uma festa, é algo mais complexo que todos estamos vivendo. Fizemos algumas coisas fundamentais, que são como o ar: você só percebe quando falta", avaliou. "Da escola à segurança, asseguramos todo o essencial", complementou.

Tremonti sustentou ainda que as medidas anticíclicas devem levar em conta "o tempo, que é algo fundamental". Segundo ele, é preciso ter "tempo para gerir a crise e fazer mais".

"É necessário introduzir o tempo como fator de responsabilidade", reforçou o ministro, que também confirmou sua intenção de promover uma reforma tributária no país. "Mas em uma perspectiva de longo alcance e no respeito das limitações orçamentárias", explicou.

Tremonti revelou já ter conversado sobre o assunto com o premier Silvio Berlusconi, que respaldou a proposta. "É algo que realizaremos no fim do mandato, e que será orientado às famílias e ao mercado de trabalho", explicou.

Para este ano, analistas preveem uma retração de cerca de 5% do PIB italiano. Em 2008, a contração foi de 1%.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios