Notícias

Nápoles tem 2900 toneladas de lixo nas ruas

As ruas de Nápoles, na região da Campânia, sul da Itália, estão abarrotadas de lixo. Atualmente 2900 toneladas de detritos não recolhido tomam conta da cidade.

Uma comissão da União Européia (UE) fará uma vista hoje e amanhã na região.

No centro histórico, como nos bairros de Posilipo e Chiaia, a cena é a mesma, montanhas de lixo em todo lugar.

O assessor para a higiene Urbana da Prefeitura de Nápoles, Paolo Giacomelli, fala de uma "situação muito, muito grave".

O presidente da região da Campania, Stefano Caldoro, disse, comentando a visita da UE, que "esperamos superar as sanções, ainda que a situação claramente não nos ajuda".

"Há dois anos somos sujeitos a sanções com o bloqueio dos financiamentos, recursos importantes para cumprir o plano do lixo, que inclui o recolhimento, os benefícios e os depósitos. Precisamos, mas devemos ter e respeitar um cronograma", afirmou ele.

Caldoro acredita que se sairá desta crise estrutural do lixo nos próximos três anos. "Estamos em emergência, a coisa importante é encontrar imediatamente um acordo e garantir medidas transparentes mas, sobretudo, rápidas porque estamos vinte anos atrasados e devemos responder os problemas".

Os depósitos de lixo da região estão saturados e não conseguem mais receber o lixo acumulado.

Nos últimos meses Nápoles e as cidades vizinhas vivem um clima de tensão com manifestações e atos violentos, contra a criação de novos aterros sanitários.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios