Notícias

Ministro italiano das Relações Exteriores Franco Frattini diz que a Itália salva os refugiados

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, comentou a questão dos desembarques de imigrantes na Itália e afirmou que seu governo ajuda estas pessoas.

"Muitas vezes em toda a Europa estas tragédias são consideradas como uma questão de números e não de direitos das pessoas", disse Frattini em entrevista a imprensa italiana, comentando os recentes desembarques e as últimas tragédias no mar envolvendo imigrantes.

O chanceler afirmou que compartilha a posição do presidente italiano, Giorgio Napolitano, expressa em uma carta publicada na imprensa, na qual ele faz um convite para enfrentar esta situação e reagir moralmente e politicamente dizendo não a indiferença.

"O governo italiano sempre ordenou a intervenção em qualquer caso mesmo se os imigrantes estão em águas distantes das nossas.

Já em relação a Malta, fomos obrigados a denunciar o grave comportamento que em muitos casos ficou olhando", afirmou o chanceler.

O ministro comentou possibilidade do governo da Líbia estar envolvida no envio de imigrantes para a Itália.

"Estamos recolhendo as provas de que estes refugiados foram levados aos barcos também pela força do regime líbio", disse ele.

Alguns imigrantes teriam contado de terem sido obrigadas a partir sem pagar nada, "sinal que Trípoli está usando o tratado como um instrumento de represália. Acredito que existe matéria para a intervenção do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), porque estamos diante de um crime contra a humanidade", afirmou o Frattini.

A Itália, principalmente a ilha de Lampedusa, no sul do país, tem sido um dos principais destinos de imigrantes do norte da África.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios